Olha só, amantes da tecnologia e curiosos de plantão! Vocês já ouviram falar do vulcão Kikai-Akahoya? Pois bem, esse camarada subaquático, que fica lá na costa do Japão, deu um show de pirotecnia há uns 7.300 anos atrás. E que show, viu? A erupção desse monstro foi tão grande que fez o Monte Tambora, conhecido pela sua erupção em 1815, parecer um estouro de pipoca!
Imagine só, a explosão do Kikai-Akahoya foi tão intensa que ejetou material piroclástico suficiente para encher três vezes o que o Tambora cuspiu em sua erupção. Isso mesmo, três vezes mais! E aí, você deve estar se perguntando: “Mas o que diabos é material piroclástico?” Bom, é uma mistura bem explosiva de lava, pedra-pomes, cinzas e gases. Uma verdadeira bomba da natureza!
Essa erupção do Kikai-Akahoya aconteceu em uma caldeira submersa, uma espécie de panela de pressão gigante, localizada ao sul da ilha japonesa de Kyushu. Essa região é conhecida por ser um palco de batalha entre a placa do Mar das Filipinas e a placa euroasiática. E, acredite se quiser, essa caldeira já produziu pelo menos três erupções de grande escala.
Os resquícios dessa erupção, que incluem cinzas e pedra-pomes, cobriram uma área de mais de 4.500 quilômetros quadrados ao redor do local da explosão. É muita coisa, né? E o volume dessa bagunça toda? Estima-se que seja entre 133 e 183 quilômetros cúbicos. Dá pra imaginar o estrago que isso causou para os humanos que viviam nas ilhas próximas na época!
Os pesquisadores da Universidade de Kobe, no Japão, deram uma boa fuçada nos depósitos vulcânicos subaquáticos ao redor da caldeira Kikai. E, adivinha só? Eles descobriram que a erupção foi ainda maior do que se pensava anteriormente.
Segundo um artigo publicado no Journal of Volcanology and Geothermal Research, a quantidade total de material ejetado do vulcão foi de mais de 300 quilômetros cúbicos de área. É mole ou quer mais?
Então, fica a dica: da próxima vez que você pensar em uma erupção vulcânica monstruosa, lembre-se do vulcão Kikai-Akahoya. Ele é o verdadeiro rei das explosões subaquáticas!