Prepare-se para um recorde de outro mundo! Oleg Dmitrievitch Kononenko, cosmonauta russo de 59 anos, acaba de cravar a marca de 1.000 dias no espaço nesta quarta-feira (5). Ele é o primeiro terráqueo a conquistar esse feito, graças a cinco viagens à Estação Espacial Internacional (EEI).
Um veterano das estrelas
Com mais de 15 anos de experiência em missões espaciais, Kononenko começou sua jornada intergaláctica em 2008. Agora, ele celebra esse marco incrível fora da Terra, orbitando na EEI.
Quebrando recordes
Kononenko já havia quebrado o recorde de maior tempo acumulado no espaço em fevereiro deste ano, quando ultrapassou o total de 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos. Até então, o título pertencia ao também russo Gennady Padalka, que o conquistou em 2015.
Em missão atual
A viagem atual de Kononenko à Estação Internacional começou em 15 de setembro de 2023, quando foi lançado ao lado do astronauta da NASA Loral OHara e do compatriota Nikolai Chub. Se tudo correr como planejado, em 23 de setembro de 2024, ele terá passado um total de 1.110 dias no espaço.
Conquistando o desconhecido
Há essa consciência de que você alcançou algo novo e importante, que superou um determinado marco, tocou o desconhecido, relata o cosmonauta à agência de notícias estatal russa TASS. Isso te dá confiança e orgulho do trabalho que você fez.
Parabéns do outro lado do mundo
Segundo Kononenko, seus colegas estadunidenses na EEI foram os primeiros a parabenizá-lo pela conquista. A Estação Internacional é uma das poucas áreas em que os Estados Unidos e a Rússia ainda cooperam desde o início da guerra na Ucrânia.
Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!
Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.