AMD lança nova geração de processadores: Ryzen 9000




AMD lança nova geração de processadores: Ryzen 9000

AMD surpreende na Computex 2024 com a família Ryzen 9000

Se liga, galera! A AMD veio com tudo na Computex 2024 e apresentou sua nova geração de processadores para desktop, a família Ryzen 9000, codinome Granite Ridge. E adivinha só? O carro-chefe dessa turma é o Ryzen 9 9950X, um monstro com 16 núcleos e 32 threads. Ele chega com um boost clock de até 5.7 GHz, um TDP de 170W e incríveis 80 MB de cache. É muita potência, né?

Detalhes técnicos que fazem a diferença

Essa nova geração foi construída sob o processo de fabricação de 4 nm da TSMC. A AMD promete até o dobro de largura de banda de dados entre cache L2 e L1, e entre o L1 e a unidade de ponto flutuante com a nova arquitetura Zen 5. E tem mais: também está garantido até o dobro de largura de banda para instruções frontend e até o dobro de performance em tarefas baseadas em IA e instruções AVX512. É como se você tivesse um foguete no seu desktop!

Por conta da estrutura multichip, a AMD conseguiu usar dois processos de fabricação da TSMC. Os núcleos principais, as unidades x86, região chamada de CCD, são baseadas em 4nm (N5), enquanto o microcircuito de entrada e saída de dado, a IOD, a fabricação seguiu com a litografia de 6 nm da TSMC, o N6. É tecnologia que não acaba mais!

Novos chipsets e compatibilidade

Além dos novos processadores, a AMD também revelou duas novas opções de chipsets, X870 e X870E, sucessores diretos do X670 e X670E. O uso com o socket AM5 é mantido, e, dentre as vantagens dos novos chipsets, está o suporte para memórias DDR5 mais rápidas com perfis EXPO. Há também suporte ao PCIExpress 5.0 e NVMe em todos os slots e USB 4.0 como padrão.

E tem notícia boa para quem já tem uma placa-mãe AM5: mesmo com a introdução de novos chipsets, que resultará em novas mobos chegando ao mercado, a AMD destacou a compatibilidade com placas-mãe AM5 anteriores a esse lançamento. Bastará apenas uma atualização de BIOS. Segundo a AMD, o suporte ao AM5 segue garantido até 2027. É ou não é uma mão na roda?

Foco no desempenho bruto

Diferentemente da abordagem com sua nova linha de chips para notebooks, Ryzen AI 300, os processadores Ryzen 9000 não contam com uma Unidade de Processamento Neural, ou NPU, projetado para aumentar a eficiência em IA. O chip é calcado no desempenho bruto que a iGPU, o chip de vídeo integrado, pode oferecer. É a AMD mostrando que veio para dominar!

Os processadores Ryzen 9000 chegarão ao mercado no dia 31 de julho. Os preços sugeridos serão anunciados posteriormente. Fique ligado aqui no Tech No Logico para mais novidades!

Tem dúvidas? Pergunte aos experts em nosso fórum.

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *