Apple abocanha startup de IA DarwinAI: o que vem por aí?




Apple abocanha startup de IA DarwinAI: o que vem por aí?

Apple compra startup de IA DarwinAI em movimento estratégico

E aí, fãs de tecnologia! A Apple, sempre de olho no futuro, fez uma jogada de mestre. Segundo a Bloomberg, a gigante da maçã abocanhou a DarwinAI, uma startup canadense especializada em inteligência artificial. E o mais curioso? O negócio foi fechado no início deste ano, sem muito alarde.

Essa aquisição discreta acontece justamente quando a Apple está se preparando para dar um grande salto na área de IA. A empresa está adicionando recursos ao seu software iOS 18 que dependem de IA generativa.

Novidades à vista

O CEO Tim Cook já deu o recado: a Apple vai romper novos limites com um grande anúncio de IA este ano. E a expectativa é que essa novidade seja revelada na conferência mundial de desenvolvedores da empresa em junho.

Reforço no time de IA da Apple

De acordo com fontes anônimas da Bloomberg, dezenas de funcionários da DarwinAI agora fazem parte da divisão de inteligência artificial da Apple. A startup tem um histórico de desenvolvimento de tecnologia de IA para inspecionar visualmente componentes durante o processo de fabricação e atende clientes em uma variedade de indústrias.

Mas um dos grandes trunfos da DarwinAI é a capacidade de tornar os sistemas de inteligência artificial menores e mais rápidos. Isso pode ser um grande diferencial para a Apple, que está focada em executar IA em dispositivos, em vez de inteiramente na nuvem.

Alexander Wong, um pesquisador de IA na Universidade de Waterloo que ajudou a construir o negócio, também embarcou na Apple como diretor em seu grupo de IA como parte do acordo.

Apple e suas aquisições discretas

Em resposta à Bloomberg, a Apple disse que compra ocasionalmente empresas de tecnologia menores, mas não discute seus planos. A startup também já trabalhou com empresas como Lockheed Martin e Intel, de acordo com a Communitech.

Apesar de ter adquirido mais empresas de IA do que a maioria dos concorrentes na última década, a Apple ficou para trás no mercado de IA generativa. Foi pega desprevenida com o lançamento do ChatGPT da OpenAI em 2022, e empresas como Google e Microsoft Corp. roubaram a cena com novos recursos. Será que com a DarwinAI a Apple vai virar o jogo? Estamos de olho!

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *