Descoberto Planeta Superfofo e Leve: O WASP193b




Descoberto Planeta Superfofo e Leve: O WASP193b

WASP193b: O Segundo Exoplaneta Mais Leve Já Encontrado

Prepare-se para uma viagem espacial, porque temos novidades vindas diretamente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Um grupo de astrônomos descobriu um enorme planeta gasoso, o WASP193b, que surpreendeu a todos por ser superfofo e leve. Esse gigante é o segundo exoplaneta mais leve já encontrado e a mais recente adição a um grupo único e misterioso de exoplanetas com massas semelhantes às de Júpiter e Netuno, mas volumes muito maiores.

Um Gigante Leve como Algodão Doce

Observações feitas com telescópios mostraram que o WASP193b é 50 porcento maior que Júpiter e tem um pouco mais de um décimo de sua massa. Os cientistas compararam a descoberta com um algodão doce, de tão leve que é. Então, se você já se perguntou como seria um planeta fofo e leve, a resposta é WASP193b!

O Exoplaneta Mais Leve Conhecido

Antes do WASP193b, o exoplaneta mais leve conhecido era o Kepler51d, do tamanho de Netuno, descoberto em 2014. Ele é muito menor que Júpiter e 30 vezes menos denso. Por suas características básicas, os astrônomos acreditam que o corpo celeste seria capaz de flutuar na água caso isso fosse possível. O WASP193b está localizado a uma distância de 1.200 anos-luz da Terra e orbita uma estrela igual ao Sol.

Um Mistério para a Evolução Planetária

Segundo especialistas, nenhum dos modelos clássicos de evolução planetária consegue explicar como o WASP193b se formou. Isso foi revelado em um estudo publicado na Nature Astronomy. Os astrônomos esperam que observações futuras do planeta revelem novas pistas sobre como esses astros quentes existem por bilhões de anos dentro de ambientes extremos. Portanto, o WASP193b ainda tem muitos segredos a serem desvendados!

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *