Quem disse que bom comportamento não vale para a tecnologia? Estudo japonês mostra que até a IA responde melhor com um pouco de polidez!
Segura essa: um estudo lá do outro lado do mundo, feito pela Universidade de Waseda e pelo instituto de pesquisa Riken, no Japão, resolveu dar uma espiada na influência da educação e do respeito na hora de bater um papo com as inteligências artificiais (IAs). Isso mesmo, meu chapa! Eles foram investigar se a maneira como a gente cria os comandos, ou prompts, faz diferença na resposta das nossas queridas IAs.
Respeito é bom e todo mundo gosta, inclusive a IA
Partindo do princípio que todo mundo gosta de ser tratado com respeito, os caras foram atrás de ver se isso também rola com as IAs. Afinal, os grandes modelos de linguagem (LLMs), como o sistema que dá vida ao ChatGPT, imitam a nossa maneira de se comunicar e até as nossas normas culturais. Então, por que não, né?
Um estudo multilíngue
Eles não ficaram só no japonês, não! O estudo rolou em três idiomas: inglês, chinês e japonês. A ideia era ver como o respeito se expressa de maneiras diferentes em cada um desses idiomas e seus contextos sócio-culturais. Sacada genial, hein?
Testando a versatilidade das IAs
Para o estudo, eles escolheram o GPT-3.5 e o GPT-4, da OpenAI, por serem versáteis nos três idiomas. Mas não pararam por aí! A equipe também deu uma olhada em modelos menos conhecidos. Eles levaram em conta os vieses estereotípicos que as IAs podem expressar, como gênero, nacionalidade, idade, raça e classe social. Afinal, elas aprendem a partir de uma tonelada de dados que nós mesmos criamos.
Os testes
Depois de tudo isso, eles criaram oito variações diferentes de prompts. A ideia era pedir às diferentes IAs uma tarefa simples, só para ver como elas reagiam. E aí, será que educação e respeito fazem a diferença até para a tecnologia? Fique ligado para saber!
Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!
Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.