Fala, galera ligada em tecnologia e exploração espacial! Temos novidades vindas diretamente da Lua. A espaçonave Odysseus, a primeira a realizar um pouso suave na Lua pelos Estados Unidos em cinco décadas, acaba de nos presentear com imagens de cair o queixo.
A Intuitive Machines, empresa de Houston responsável pelo desenvolvimento da Odysseus, divulgou as fotos durante uma coletiva de imprensa. E acredite, elas mostram detalhes incríveis do histórico pouso lunar.
Na coletiva, os oficiais da Nasa e da Intuitive Machines informaram que a Odysseus está enviando dados. Isso faz com que a missão seja considerada um sucesso, mesmo com alguns percalços durante a alunissagem.
Steve Altemus, CEO da Intuitive Machines, comemorou o feito, elogiando “o trabalho magnífico que aquele módulo de pouso robusto e sortudo fez até a lua”.
A Odysseus teve alguns problemas de navegação nas horas que antecederam seu pouso lunar. E, quando chegou ao seu destino – uma cratera erodida perto do polo sul lunar, ainda pouco explorado -, ela tropeçou na superfície, deixando a espaçonave inclinada.
Mas, contra todas as probabilidades, a Odysseus superou os desafios. Ela está fornecendo dados de todos os seis instrumentos da Nasa, incluindo um observatório de câmera dupla adicionado a bordo pela empresa Canadensys Aerospace.
Muitos dos instrumentos a bordo da Odysseus foram projetados para coletar informações durante a viagem para a Lua e durante os momentos cruciais da descida à superfície lunar. O Navigation Doppler Lidar da Nasa, por exemplo, deixou de ser um instrumento experimental para se tornar um salvador da pátria nas horas finais antes do pouso.
Então, fica a dica: se você é fã de exploração espacial, fique de olho nas novidades. A Odysseus está fazendo história na Lua e temos muito o que aprender com essa missão.