OpenAI revela ferramenta de clonagem de voz: a Voice Engine




OpenAI revela ferramenta de clonagem de voz: a Voice Engine

OpenAI apresenta a Voice Engine: uma ferramenta de clonagem de voz que promete revolucionar (e assustar)

Fala, galera! Já pensou em ter sua voz clonada em apenas 15 segundos? Pois é, a OpenAI, a mesma que criou o ChatGPT, acaba de revelar uma ferramenta capaz de fazer isso. Batizada de Voice Engine, ela consegue duplicar a fala de alguém com base em uma amostra de apenas 15 segundos da voz da pessoa. Mas calma, antes que você comece a se preocupar, a ferramenta ainda não está disponível para todo mundo e a empresa planeja manter ela sob estrito controle.

Preocupação com a segurança

A OpenAI está ciente dos riscos. Reconhecemos que gerar fala que se assemelha às vozes das pessoas apresenta sérios riscos, que estão especialmente em destaque em um ano de eleições, disse a empresa em comunicado. Por isso, eles estão envolvendo parceiros dos Estados Unidos, governos, mídia, empresas de entretenimento, educação, sociedade civil e outros setores para garantir que estão incorporando seus feedbacks conforme construímos.

Medo de desinformação

Pesquisadores de desinformação estão com a pulga atrás da orelha com o uso generalizado de softwares alimentados por inteligência artificial (IA) em um ano eleitoral. A OpenAI, sabendo disso, afirmou que está adotando uma abordagem cautelosa e informada para um lançamento mais amplo devido ao potencial de uso indevido de vozes sintéticas.

Regras para os parceiros

A OpenAI disse que seus parceiros que estão testando o Voice Engine concordaram com as regras, incluindo a necessidade de consentimento explícito e informado de qualquer pessoa cuja voz seja duplicada. Além disso, deve ficar claro para o público quando as vozes que estão ouvindo são geradas por IA, acrescentou a empresa.

Medidas de segurança

Implementamos um conjunto de medidas de segurança, incluindo marca dágua para rastrear a origem de qualquer áudio gerado pelo Voice Engine, bem como monitoramento proativo de como ele está sendo usado, garantiu a companhia. Então, por enquanto, parece que estamos seguros. Mas e aí, o que você acha dessa novidade? Conta pra gente nos comentários!

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *