A saga da Boeing e seu Starliner continua, e o lançamento para a ISS é adiado mais uma vez.
Ô, zica! A Starliner, a espaçonave da Boeing para voos tripulados, deu chabu de novo. Nesse sábado, a tentativa de lançamento com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) foi pro espaço. Isso é mais um baque para a gigante aeroespacial norteamericana, que já tinha levado um tombo na operação anterior, cancelada 6 horas antes da decolagem.
Os caras do controle de solo tiveram que cancelar o lançamento faltando quase quatro minutos para o final da contagem regressiva. E nem falaram o porquê. É a segunda vez que a decolagem da missão é adiada em menos de um mês, o que é mais um tropeço para o programa espacial da Boeing, que já tá mais atrasado que atraso de obra e cheio de problemas de segurança.
O que rolou?
O foguete da United Launch Alliance (ULA), uma parceria entre a Boeing e a Lockheed Martin, deveria ter decolado às 12h25, horário local (16h25 GMT), lá da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Mas aí, no último minuto, um sistema de emergência foi ativado automaticamente, segundo a NASA.
Por causa disso, as equipes da ULA, Boeing e NASA tiveram que colocar o foguete em uma configuração segura para que os dois astronautas pudessem partir. Agora, as possíveis datas alternativas para a decolagem devem ser domingo, quarta ou quinta-feira, mas antes os técnicos precisam determinar os ajustes necessários.
Quem são os astronautas?
Os astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, são ex-pilotos de testes da Marinha com dois voos espaciais em andamento. Eles deram um joinha e acenaram para suas famílias ao saírem do histórico Edifício de Operações Neil A. Armstrong na manhã de sábado. Vestidos com ternos azuis brilhantes, eles embarcaram na van que os levou até a plataforma de lançamento, onde assistiram trechos do filme “Top Gun: Maverick” para dar aquele gás para a missão.
Boeing x SpaceX
A NASA tá tentando certificar a Boeing como a segunda operadora comercial a transportar suas tripulações para a ISS, algo que a SpaceX, empresa do magnata Elon Musk, já faz há quatro anos. Mas pelo jeito, a Boeing tá mais para tartaruga do que para lebre nessa corrida espacial, hein?
Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!
Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.