Starlink dá um salto quântico e atinge 17 Mbps de download em smartphone Android




Starlink dá um salto quântico e atinge 17 Mbps de download em smartphone Android

Internet via satélite da Starlink agora no seu Android: velocidade de download atinge 17 Mbps

Starlink e seu feito espacial

Segura essa, galera! A Starlink, aquela constelação de satélites de baixa órbita, conseguiu um feito e tanto. Imagine só, ela habilitou um pico de velocidade de download de 17 Mbps em uma conexão direta com um celular Android. E não é qualquer Android, estamos falando de um Samsung, sem nenhuma modificação. Isso mesmo, você não leu errado!

Elon Musk e sua revelação

Quem soltou essa bomba foi o próprio Elon Musk, o chefão da SpaceX (dona da Starlink), lá no X (o bom e velho Twitter). Na postagem dele, deu pra ver também a latência atingida de 1.181 ms. E aí, curtiu?

Detalhes do dispositivo

Ah, e tem mais! A imagem compartilhada pelo Musk também mostrou o número de série do aparelho, que é nada mais, nada menos que um Galaxy S21 Ultra. E olha que interessante: o aparelho não tem nenhum componente de hardware dedicado para se conectar com satélites (o famoso direct-to-device, ou D2D).

Repercussão na rede

Claro que essa novidade repercutiu na rede, né? Um usuário do X, por exemplo, perguntou ao Musk se as operadoras de banda larga deveriam se preocupar. E sabe o que o Musk respondeu? Que não, porque essa é a velocidade de pico atual por feixe e os feixes são grandes. Ou seja, esse sistema só é eficaz onde não tem serviço celular.

Parceria com operadoras

Mas calma que tem mais! Musk também disse que o serviço testado será oferecido em parceria com operadoras tradicionais. A SpaceX, por exemplo, já anunciou parceria com uma das maiores operadoras dos Estados Unidos, a T-Mobile.

Primeira mensagem SMS via satélite

E pra fechar com chave de ouro, a SpaceX revelou que conseguiu enviar a primeira mensagem SMS via satélites da Starlink. Isso foi possível graças a uma tecnologia presente nos novos equipamentos que orbitam a Terra: o D2C, ou a conexão direta entre satélites e células LTE, também em parceria com a T-Mobile. É ou não é pra ficar de queixo caído?

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *