Alienígenas presos em casa? Novo estudo explica por que nunca os encontramos




Alienígenas presos em casa? Novo estudo explica por que nunca os encontramos

Por que ainda não encontramos ETs? Talvez eles estejam presos em casa!

Você já parou para pensar que, com mais de 120 bilhões de galáxias no universo, é meio estranho que a gente ainda não tenha esbarrado com nenhum alienígena por aí? Pois é, também achamos! Mas um novo estudo publicado no Journal of the British Interplanetary Society pode ter uma explicação para esse mistério intergaláctico. E a resposta pode ser mais simples do que você imagina: talvez os ETs estejam presos em casa!

Gravidade: a vilã dos viajantes espaciais

Elio Quiroga, o cara por trás do estudo e professor na Universidad del Atlántico Medio, na Espanha, acredita que seres vivendo em planetas muito maiores do que a Terra precisariam de velocidades de escape muito altas para superar a forte gravidade de seus mundos e explorar o espaço. Ou seja, mesmo que existam alienígenas inteligentes, eles podem estar presos em seus planetas devido a uma série de limitações físicas. É como se eles tivessem um foguete super potente, mas não conseguissem sair do chão por causa do peso.

Outros fatores que podem prender os ETs em casa

Mas não é só a gravidade que pode estar mantendo os ETs em casa. Quiroga aponta que outras circunstâncias também poderiam aprisionar civilizações em seus mundos natais. Imagine viver em um planeta com cobertura de nuvens contínua e ininterrupta, onde o céu estrelado nunca seria visível. Sem nunca terem visto o que há lá fora, seus habitantes não teriam o impulso de sondar o espaço. É como se a gente nunca tivesse visto o mar, não teríamos a menor ideia do que é um peixe, certo?

Planetas oceânicos: um dilema semelhante

O estudo aponta ainda que mundos oceânicos apresentam um dilema semelhante. Nesses locais ou em luas com oceanos quentes e camadas congeladas com quilômetros de espessura, qualquer habitante dessas profundezas teria visões extremamente limitadas do universo em que habitam. Quiroga acha difícil imaginar o surgimento de uma civilização tecnológica em um oceano sob vários quilômetros de gelo. É como se a gente tentasse construir uma cidade no fundo do oceano, só que muito mais complicado.

Então, da próxima vez que você olhar para o céu estrelado e se perguntar onde estão todos os ETs, lembre-se: talvez eles estejam lá fora, mas presos em casa, assim como nós durante a quarentena!

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *