PlayStation mira no PC e acerta na indústria dos games
Segura essa bomba, gamer! Mark Cerny, o gênio por trás do PS4 e PS5, soltou o verbo e admitiu que a PlayStation está de olho no PC. E não é só isso, a ideia é mostrar o caminho para uma indústria maior. Isso mesmo, a gigante dos games quer influenciar o mercado como um todo.
Em uma entrevista ao Games Industry, o cara explicou que as tecnologias nos consoles incentivam o desenvolvimento e vice-versa. Isso significa que os jogos de PlayStation no PC podem ter um impacto bem positivo.
PlayStation mostrando o caminho
Gosto de pensar que estamos mostrando o caminho para a indústria maior, e que nossos esforços acabam beneficiando aqueles que jogam no PC também, disse Cerny. Ele ainda deu um exemplo bem técnico: No PS4 tínhamos interfaces de GPU muito eficientes, e isso pode muito bem ter estimulado o DirectX a se tornar mais eficiente em resposta.
E tem mais! Cerny acredita que lançar o PS5 em 2020 com um SSD integrado de altíssimo desempenho colocou pressão no mundo do PC para colocar sua API DirectStorage correspondente nas mãos de seus jogadores.
Desafios e objetivos
Claro, não é tudo um mar de rosas. Cerny reconhece que há desafios nesse tipo de desenvolvimento. Os videogames contam com recursos personalizados e portar para o PC é uma missão árdua. Mas, ele defende que o objetivo não é construir um PC de baixo custo ao fazer um console e, sim, recriar uma experiência adequada em outra plataforma.
Reduzindo o tempo de produção
Por fim, Cerny disse que sua missão como arquiteto de consoles é reduzir o tempo exigido para os devs começarem suas produções. No passado, inserir um recurso na tela era moleza, mas o processo se complicou até o PlayStation 3 que exigia de seis meses até um ano. Nas gerações mais recentes, o tempo reduziu para um ou dois meses. E aí, preparado para essa nova era dos games?
Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!
Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.