VASA1: A nova IA da Microsoft que dá vida às fotos!




VASA1: A nova IA da Microsoft que dá vida às fotos!

Microsoft surpreende com IA que anima fotos e cria vídeos realistas

Prepare-se para ficar de queixo caído! Uma equipe de pesquisadores da Microsoft Research Lab, lá em Pequim, na China, apresentou o VASA1, um novo modelo de IA que é capaz de fazer mágica. Acredite se quiser, mas essa belezinha consegue gerar vídeos realistas em tempo real de rostos humanos a partir de uma única foto e um clipe de áudio. O resultado? Vídeos curtos que dão à imagem estática movimentos, expressões faciais e sincronia labial tão convincentes que podem enganar até mesmo um olhar mais atento.

Mais do que rostos: arte e música

Mas não pense que a tecnologia para por aí. Além de animar rostos humanos, o VASA1 também é capaz de dar vida a imagens artísticas, como personagens fictícios e obras de arte. E tem mais: ele pode gerar falas em qualquer idioma e até mesmo cantorias. Para a geração de fala, basta incluir um clipe de áudio da voz desejada, que pode ser do indivíduo da foto ou não.

Controle total nas suas mãos

A ferramenta também dá ao usuário controle total sobre as expressões faciais, direção do olhar, distância da cabeça, ângulo da câmera e outros ajustes granulares. Tudo isso pode ser manipulado em tempo real, como se fosse a tela de criação de personagem de um videogame. Os vídeos gerados possuem resolução de 512×512 pixels e alcançam até 40 quadros por segundo.

Quer ver essa maravilha em ação? Dá uma olhada na demonstração da ferramenta no site da Microsoft.

E os deepfakes?

A equipe de pesquisadores por trás da ferramenta está ciente de que a tecnologia poderia ser usada para enganar pessoas, com a criação de deepfakes. Por isso, eles afirmam que só irão comercializar o produto quando tiverem certeza de que ele “será usado de forma responsável e de acordo com as regulamentações adequadas”.

Usos positivos da tecnologia

Dentre os usos positivos que a equipe acredita que a tecnologia pode ser aplicada estão “melhorar a equidade educacional, aumentar a acessibilidade para pessoas com desafios de comunicação, oferecer companhia ou apoio terapêutico a quem precisa, entre muitos outros”.

Assista Ao Vídeo:

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *