Chuva de meteoros e Cometa do Diabo: Abril promete céu agitado!




Chuva de meteoros e Cometa do Diabo: Abril promete céu agitado!

Sub-intro: Abril chegou e traz com ele um espetáculo no céu: chuva de meteoros e a passagem do Cometa do Diabo. Preparado para o show?

Se você é daqueles que curte observar o céu noturno, então abril promete ser um mês e tanto! Isso porque teremos a chance de ver a chuva de meteoros Líridas e a passagem do cometa 12P/PonsBrooks, também conhecido como Cometa do Diabo. Além disso, várias conjunções entre os astros celestes prometem agitar o céu.

É importante destacar que nossos vizinhos do Hemisfério Norte, como México, Estados Unidos e Canadá, terão a chance de observar um eclipse solar total no dia 8 de abril. Infelizmente, esse fenômeno não será visível aqui no Brasil. O eclipse solar total ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol ficam completamente alinhados e os raios solares são bloqueados por alguns minutos.

O Cometa do Diabo

Por aqui, os observadores do céu noturno terão com o que se ocupar: o cometa 12P/PonsBrooks, o tal Cometa do Diabo, estará visível, através do uso de binóculos, durante todo o mês de abril. O apelido do cometa faz referência ao seu formato de chifre, resultado de uma pressão da radiação do Sol que formou uma espécie de cauda de gás e poeira.

O cometa 12P/PonsBrooks atinge o periélio (momento de maior proximidade do Sol) no dia 21 e deve atingir seu brilho máximo no dia 23 de abril, quando estará mais visível, principalmente ao cair da noite, na direção oeste.

Chuva de meteoros Líridas

Além disso, a chuva de meteoros Líridas vai registrar máxima atividade na madrugada do dia 22, quando deve estar visível na direção norte do céu. O fenômeno ocorre quando um grande número de meteoros entram na atmosfera da Terra ao mesmo tempo. À medida que as rochas espaciais caem na direção do planeta, a resistência do ar sobre a rocha faz com que ela se torne extremamente quente, e vemos uma “estrela cadente” no céu.

Conjunções entre astros

Quanto às conjunções entre astros, este é um fenômeno que ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem bem próximos no céu – uma ilusão de ótica, já que eles seguem separados por milhares de quilômetros no espaço. E costuma ser possível de observar a olho nu de noite.

E aí, já preparou o binóculo para acompanhar esses eventos? Conta pra gente nos comentários!

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *