Engenheiros Cutucam Voyager 1 e Recebem Resposta Inesperada




Engenheiros Cutucam Voyager 1 e Recebem Resposta Inesperada

Engenheiros Cutucam a Voyager 1: O Que Será Que Ela Respondeu?

Se você acha que a comunicação com o seu roteador Wi-Fi é complicada, imagine só tentar resolver um problema de comunicação com a sonda Voyager 1, que está a uns modestos 24 bilhões de quilômetros da Terra. Pois é, os engenheiros da NASA deram uma cutucada na sonda e receberam uma resposta que pode ser um sinal encorajador. Essa sonda espacial, que já está na terceira idade, tem apresentado um probleminha de comunicação que persiste há cinco meses.

O Problema de Comunicação

A Voyager 1, apesar de continuar transmitindo um sinal de rádio constante para a equipe de controle de missão na Terra, não tem enviado dados utilizáveis desde novembro. Isso indica um problema com um dos três computadores a bordo da espaçonave. Mas, recentemente, um novo sinal recebido da sonda sugere que a equipe da NASA pode estar progredindo na busca para entender o que está acontecendo com a Voyager 1.

As Sondas Voyager: Uma Dupla de Sucesso

A Voyager 1 e a Voyager 2, que já viajou mais de 20,3 bilhões de quilômetros de nosso planeta, são as únicas espaçonaves a operar além da heliosfera, a bolha de campos magnéticos e partículas do sol que se estende bem além da órbita de Plutão. Inicialmente projetadas para durar cinco anos, as sondas Voyager são as duas espaçonaves com o funcionamento mais longo da história. Elas têm fornecido insights adicionais sobre nosso Sistema Solar e além, após alcançarem seus objetivos preliminares de passar por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno décadas atrás.

O Loop do Sistema de Dados de Voo

Desde novembro, o sistema de dados de voo da Voyager 1 tem estado preso em um loop. A equipe enviou um comando, chamado de toque, para a Voyager 1 para fazer com que o sistema de dados de voo executasse sequências de software diferentes no caso de algum tipo de falha estar causando o problema. E aí, uma parte do sistema de dados de voo se destacou do resto dos dados confusos. Embora o sinal não estivesse no formato ao qual a equipe da Voyager está acostumada, um engenheiro da Deep Space Network da NASA conseguiu decodificá-lo.

A Resposta da Voyager 1

O sinal decodificado incluía uma leitura de toda a memória do sistema de dados de voo, de acordo com uma atualização compartilhada pela NASA. A Voyager 1 está tão distante que leva 22,5 horas para que os comandos enviados da Terra alcancem a espaçonave. Além disso, a equipe deve esperar 45 horas para receber uma resposta. Atualmente, a equipe está analisando a leitura da memória da Voyager 1 após iniciar o processo de decodificação. Vamos aguardar as próximas novidades dessa saga espacial!

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *