Hubble: O fim de uma era estelar

O telescópio que mudou o jogo da astronomia está prestes a pendurar as botas. Vamos dar uma olhada nessa história!

Galera, vocês se lembram do nosso velho amigo Hubble, certo? Esse camarada, que vem revolucionando a astronomia desde 1990 com suas descobertas de cair o queixo, está prestes a entrar para o time dos aposentados. É isso mesmo! A Nasa anunciou nessa terça-feira que o Hubble será colocado em um programa de observação menor.

Então, o que aconteceu? Bom, um dos três giroscópios que controlam a direção apontada pelo telescópio começou a dar uns tilt nos últimos meses. Isso levou a episódios intermitentes de modo de segurança, mais recentemente em 24 de maio.

A decisão de aposentar o Hubble

Depois de uma série de testes e muita reflexão, a Nasa decidiu fazer a transição do Hubble do uso operacional para apenas um dos três giroscópios restantes. Quem soltou essa bomba foi Mark Clampin, o chefão da divisão de astrofísica da agência espacial americana.

E o outro giroscópio? Bom, esse vai ficar de reserva para um possível uso futuro.

As consequências da aposentadoria

Essa mudança, que deve ser concluída até meados de junho, vai dar uma bela de uma reduzida na eficiência do Hubble. Segundo Patrick Crouse, o cara que gerencia o projeto do telescópio, o número de observações científicas vai cair de 85 órbitas semanais para 74. Isso é uma queda de 12 porcento na produtividade do nosso amigo.

Porém, nem tudo está perdido. Ao longo de um ano, o Hubble ainda será capaz de observar o céu noturno. Porém, não será capaz de rastrear objetos que estejam mais próximos do que o planeta Marte. Mas, segundo Crouse, esses alvos são raros.

O futuro do Hubble

A Nasa estima que há mais de 70 porcento de chance do Hubble continuar operando com essa configuração até 2035. Quando chegar a hora de dizer adeus, a agência espacial planeja desorbitá-lo com segurança ou descartar o instrumento.

O Hubble, que foi batizado em homenagem ao astrônomo Edwin Hubble, foi lançado em 1990 e opera a cerca de 515 quilômetros acima da Terra. Entre 1993 e 2009, os astronautas visitaram o Hubble cinco vezes em missões de reparação.

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *