IA ajuda a descobrir dois subtipos de câncer de próstata




IA ajuda a descobrir dois subtipos de câncer de próstata

Inteligência Artificial revela dois subtipos de câncer de próstata!

E aí, galera ligada em tecnologia e ciência! Um estudo recente, publicado na revista científica Cell Genomics, mostrou que o câncer de próstata pode ter dois subtipos diferentes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Manchester com uma ajudinha da inteligência artificial.

O consórcio por trás da descoberta

Os cientistas trabalharam juntos como parte de um consórcio internacional chamado The Pan Prostate Cancer Group, criado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Câncer e da Universidade de East Anglia, para analisar dados genéticos de milhares de amostras de câncer de próstata em nove países.

O que a pesquisa revelou?

De acordo com Dan Woodcock, autor principal do estudo, a pesquisa demonstrou que o câncer de próstata pode evoluir “ao longo de múltiplas vias”, levando a dois tipos diferentes da doença.

A importância da IA na pesquisa

Os pesquisadores utilizaram a IA para analisar alterações no DNA de amostras de câncer de próstata de 159 pacientes. A partir de uma técnica de inteligência artificial chamada redes neurais, eles identificaram dois grupos distintos de tumor entre esses participantes.

Validando a descoberta

Para confirmar esses dois grupos, os cientistas, então, utilizaram outras duas técnicas matemáticas aplicadas a aspectos diferentes dos dados. A descoberta de dois tipos distintos de câncer de próstata também foi validada em outros conjuntos de dados independentes do Canadá e da Austrália.

A árvore evolutiva do câncer de próstata

Em seguida, os pesquisadores passaram a integrar todas as informações obtidas para gerar uma árvore evolutiva, que demonstra como os dois subtipos de câncer de próstata se desenvolvem. A última análise dos dados resultou em dois tipos distintos de doença chamados “evotipos”.

O futuro do diagnóstico de câncer de próstata

A partir dessas descobertas, a equipe de cientistas visa desenvolver um teste genético em colaboração com o CRUK (Center Research UK). Esse teste, quando combinado com o estadiamento e classificações convencionais sobre o tumor, poderá fornecer um prognóstico mais preciso para cada paciente, permitindo tratamentos personalizados.

A importância da descoberta

“O trabalho publicado hoje por este consórcio global de pesquisadores tem o potencial de fazer uma diferença real para as pessoas afetadas pelo câncer de próstata. Quanto mais compreendermos sobre o câncer, maiores serão as chances de desenvolvermos tratamentos para vencê-lo”, afirma Rupal Mistry, gerente sênior de envolvimento científico do CRUK.

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *