Qualcomm aposta em IA como diferencial para PCs em 2024




Qualcomm aposta em IA como diferencial para PCs em 2024

IA será o grande chamariz na compra de PCs em 2024, diz Qualcomm

Prepare-se, porque a Inteligência Artificial (IA) vai invadir o mundo dos PCs! Pelo menos é o que acredita Hélio Oyama, diretor de desenvolvimento de negócios da Qualcomm. Segundo ele, a IA será um dos principais atributos na hora de escolher um computador em 2024. E aí, preparado para essa nova era?

Chipsets Snapdragon Elite e Snapdragon Elite X

Oyama aposta nos recentes chipsets Snapdragon Elite e Snapdragon Elite X para acompanhar essa tendência de mercado por mais consumo em IA. Mas o que ele destaca mesmo é a necessidade do usuário em ter mais produtividade. E aí, quem não quer ser mais produtivo, não é mesmo?

O diferencial da Qualcomm

O diretor da Qualcomm ressalta que os chips da empresa têm a arquitetura ARM como diferencial, além de uma longa duração de bateria, um bom processamento e um computador mais fino. Mas o que realmente faz a diferença é o desempenho. Muitos dos concorrentes também vão falar que têm IA, mas a questão principal é o desempenho, afirmou Oyama.

Desempenho e IA

E quando o assunto é desempenho, Oyama não economiza nos números: São 13 bilhões de parâmetros no X Elite, Teraflops (Tops) outro grande diferencial do X Elite, 75 ToPS com CPU (unidade de processamento), GPU (unidade de processamento gráfico) e NPU (unidade de processamento neural) somados. 45 de Tops só em NPU, contou.

IA e a relação homem x máquina

Oyama também falou sobre as melhorias que a IA traz para a relação homem x máquina, tornando as interfaces mais intuitivas, interativas e humanas. E aí, preparado para essa nova experiência?

A chegada da IA

A chegada da IA nos PCs também é impulsionada pela atualização do parque de PCs que está chegando em seu momento em 2024. Muitas empresas compraram equipamentos a partir da pandemia de 2020, justamente pela necessidade de levar a produtividade aos trabalhos e estudos no home office. E a previsão é que, até 2027, 60 porcento das remessas de laptops ao mercado serão AI PCs, segundo o IDC.

IA generativa e os Copilots+PC

Vale lembrar que a conversa de Oyama com o Mobile Time aconteceu antes da série de lançamentos de notebooks com IA generativa que a companhia fez com a Microsoft e fabricantes nesta semana, os Copilots+PC. Ou seja, a junção do copiloto de IA generativa com os computadores pessoais. E aí, preparado para essa nova era?

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *