WhatsApp: nova atualização e os perigos escondidos




WhatsApp: nova atualização e os perigos escondidos

WhatsApp vai mudar, mas cuidado com os golpes!

Fala, galera! O WhatsApp está passando por uma mudança radical, tudo por causa de uma nova lei da União Europeia que exige que as Big Techs, como a Meta, abram seus aplicativos para outras empresas. Parece empolgante, né? Mas não se anime tanto.

O que muda no WhatsApp?

A pegadinha é que a atualização é apenas uma oferta para que outras plataformas enviem mensagens por meio do WhatsApp. E, até agora, nenhuma empresa, de qualquer tamanho ou escala, parece querer fazer isso. Pode ser que isso mude, mas por enquanto, Apple, Google ou Telegram não parecem muito interessados em empurrar seus usuários para o WhatsApp.

Cuidado com os golpes!

Porém, tem um detalhe bem mais sério. Qualquer mudança desse tamanho chama a atenção de golpistas. E, após a atualização, você pode esperar uma chuva de mensagens de texto, e-mails e links sugerindo uma maneira de integrar outras plataformas ao WhatsApp. Fique esperto e evite todos eles.

Os criminosos estão de olho

Os malandros provavelmente vão se vincular a sites de notícias legítimos e artigos de atualização do próprio WhatsApp para enganar os usuários. Jake Moore, embaixador global de cibersegurança da ESET, alerta: “Como em qualquer mudança na tecnologia, os golpistas serão rápidos em segmentar alvos. Permitir que os usuários conversem com pessoas no WhatsApp por meio de aplicativos de terceiros, como o iMessage e o Signal, inevitavelmente fará com que algumas pessoas não tenham certeza do que é autêntico ou um golpe”.

O que esperar?

Os detalhes sobre o que vai acontecer na prática ainda estão um pouco nebulosos. Mesmo que outras plataformas de mensagens decidam participar, haverá meses de negociações, planejamento e implementação. E, se tudo isso acontecer, ainda não sabemos como as pessoas se encontrarão em diferentes aplicativos.

E agora?

Por enquanto, ignore a atualização. É improvável que ela faça qualquer diferença na sua vida diária. Continue a usar seus aplicativos de mensagens do jeito que sempre usou. Se as plataformas decidirem interagir com o WhatsApp, certifique-se de vincular apenas por meio dos aplicativos oficiais. O próprio diretor de engenharia do WhatsApp, Dick Brouwer, alertou sobre o risco: “Um dos requisitos principais aqui, e isso é realmente importante, é para os usuários escolherem se desejam ou não participar de trocas de mensagens com terceiros.”

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *