Pirita: O ouro de tolo que pode revolucionar as baterias




Pirita: O ouro de tolo que pode revolucionar as baterias

Pirita: A pedra que pode ser a nova fonte de lítio para baterias

Quem diria que o ouro de tolo poderia se tornar um tesouro para a tecnologia? Estamos falando da pirita, um cristal brilhante de cor dourada, que sempre foi usada para representar abundância, confiança e proteção. Agora, uma nova descoberta pode colocar essa pedra em um novo patamar de valor.

Pirita: Mais valiosa do que se pensava

Uma análise feita com uma amostra de pirita nos Estados Unidos revelou algo surpreendente: a pedra continha uma quantidade considerável do elemento químico lítio, que é fundamental para a produção de baterias. Isso mesmo, aquela pedra que você achava que só servia para enfeitar pode ser uma mina de ouro para a indústria de tecnologia.

Primeira associação da pirita com o lítio

Segundo Shailee Bhattacharya, uma geoquímica sedimentar que trabalha com o professor Shikha Sharma no Laboratório IsoBioGeM da West Virginia University, essa é a primeira vez que a pirita é associada ao lítio. As análises partiram de 15 amostras de rochas retiradas da bacia dos Apalaches, nos Estados Unidos.

“Estamos agora tentando entender como o lítio e a pirita podem estar associados”, explicou Bhattacharya. As descobertas feitas pelos pesquisadores serão apresentadas na Assembleia Geral da União Europeia de Geociências (EGU) ainda em 2024.

Uma nova fonte de lítio?

A presença de lítio na pirita pode abrir caminho para uma nova forma de exploração do lítio, vindo de uma fonte inesperada. O que se descobriu é que os minerais de pirita contidos no xisto podem ser uma boa fonte de lítio, o que poderia impulsionar a produção de baterias.

Ainda é cedo para comemorar

Porém, não vamos colocar a carroça na frente dos bois. Os pesquisadores ainda precisam investigar se essa característica é exclusiva das piritas do local ou se é uma característica geral. Ainda assim, a perspectiva é positiva e pode representar no futuro novas fontes de energia mais sustentáveis.

Algo na matéria não está correto? Avise-nos!!

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo, reviews e dicas incríveis sobre o mundo da tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *